Dicas


O canteiro de obras é o conjunto de “áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de convivência” (NBR - 12284)

Portanto é o local em que se dá a produção das obras de construção e como tal, exige a análise prévia e criteriosa de sua implantação, à luz dos conceitos de qualidade, produtividade e segurança.

1 - O canteiro é o cartão de visitas da sua obra, portanto vale à pena projetá-lo em conformidade com a imagem de sua empresa. Ele é a praça de relacionamento entre a vizinhança, clientes, fornecedores e funcionários.

2 - Projete as edificações sempre em conformidade com as normas, visando estabilidade estrutural, conforto ambiental e segurança.

3 - Implante o canteiro em local que permaneça o maior tempo possível, pois desmobilizações durante a obra causam muitos transtornos.

4 - Encontre um local que não interfira com as movimentações horizontais e verticais de material e pessoal e que ao mesmo tempo lhe assegure controle da obra e facilidade de acesso para funcionários e visitantes.

5 - Sempre que possível leve em consideração a isolação e ventilação para contribuir com o conforto dos usuários.

6 - Ao planejar as edificações de apoio, estabeleça um programa de necessidades, com definições claras de tamanhos de salas, localização e fluxos. Se possível, projete o mobiliário para evitar falta ou excesso de espaço.

7 - Ao planejar as instalações sanitárias, considere 01 chuveiro para cada grupo de 10 trabalhadores e um conjunto de lavatório, vaso sanitário e mictório para cada grupo de 20 trabalhadores.

8 - Os alojamentos devem ter pé-direito mínimo de 3,00m. É proibido instalá-los em subsolos e porões.

9 - No refeitório, calcule aproximadamente um metro quadrado por trabalhador no local de refeições. O refeitório não pode estar situado em subsolos ou porões, nem ter comunicação direta com as instalações sanitárias. O pé-direito mínimo é de 3,00m

10 - Para calcular o tempo de montagem do seu canteiro multiplique a área por 4, você terá a quantidade de horas necessária para execução.